quarta-feira, 28 de outubro de 2015
#Coachfinaceiroanaminuto: Como o medo da pobreza impede seu enriquecimento?
O Medo e as Finanças Pessoais
As pessoas têm medo da morte, medo de doenças, medo de serem deixadas por quem elas amam, medo de perder entes queridos, medo de falar em público, medo da pobreza, medo de catástrofes, medo de assaltos, medo da opinião alheia, medo de errar… Você deve estar pensando: o que isso tem a ver com o meu dinheiro?
Acontece que a pobreza é um dos maiores medos das pessoas. Elas têm medo de perder tudo o que possuem, de não conseguir sustentar a família, de perderem a sua fonte de renda, de ficar com o nome sujo e cheias de dívidas , medo das criticas das pessoas sobre sua condição social .
E qual a reação natural quando estamos com medo?
Lutar ou fugir.
Quando o medo é menor do que nós: lutamos.
Quando o medo é muito maior do que nós: Fugimos.
Nós não sabemos o tamanho do desconhecido. Então, julgamos que ele é maior que nós, e nossa reação é fugir.
Como consequência, somos dominados pelo medo e fugimos da situação, na maioria dos casos ignorando ou negando a realidade.
Diagnosticar suas finanças, isto é, saber quanto é seu patrimônio, o tamanho das suas dívidas e quais são seus ganhos( principal ,extra, passiva) e gastos detalhados ( diários, semanais, mensais) é a etapa mais importante de um planejamento financeiro. Porém, a maioria das pessoas desistem nessa etapa por terem medo de saber quão grave é sua situação e preferem não aprender como controlar suas dívidas.
E é aí que elas são derrotadas pelo medo da pobreza.
Na verdade, elas já estão pobres. Podem estar endividadas e não ter dinheiro para pagar ou muito perto disso. Enxergar a realidade é difícil, pois significa enfrentar esse desconhecido, e tomar para si a responsabilidade das atitudes necessárias para mudar a situação atual.
É muito desafiador reconhecer que estava errado. Mais difícil ainda é sair do lugar e começar a realizar mudanças em sua vida a partir de agora .
Outras pessoas reagem ao medo da pobreza tornando-se extremamente controladoras com o próprio dinheiro. O medo de perder é tão grande que estas acabam deixando de aproveitar a vida e usufruir do fruto do próprio trabalho para contabilizar números em planilhas ou cadernos além de adquirir doenças e perder o convívio com os seus pelo medo de gastar.
Tenho certeza que você já conheceu alguém assim. São justamente essas pessoas que criam aquele estereótipo de pessoas muquiranas, que economizam cada centavo e são mesquinhas. Guardam milhares de reais somente por guardar, sem um objetivo e sem usufruir desse dinheiro. Tudo isso é medo de ficar pobre.
Ser financeiramente equilibrado não significa contar moedas o tempo todo.
É preciso poupar, mas também é preciso viver. O seu planejamento financeiro não deve ser feito em função do medo da pobreza. Não é possível ser feliz vivendo em função do medo, qualquer que ele seja.
Coach Financeiro Ana Minuto
11 962543589 / 25577179
#Saudefinanceiro #SaudeFinanceira #amor #equilibriofinanceiro #amor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comertário sobre a materia postada !